Musicoterapia no sofrimento psíquico infanto-juvenil: revisão integrativa
Resumo
A ansiedade e depressão são transtornos comuns na sociedade atual, porém pouco visado quando se trata de crianças, sendo de difícil identificação pela forma diferente da manifestação clínica, causando retardo no tratamento e uma piora na qualidade de vida e evolução da infantil. Objetiva-se, com o desenvolvimento desse trabalho, revisar a literatura sobre o auxílio da musicoterapia
na diminuição das crises de ansiedade e da depressão como na melhora de cognição; apresentar os principais fatores desencadeantes de tais transtornos, salientando como a musicoterapia auxilia no tratamento podendo ter diminuição da medicação. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa utilizando artigos atualizados e retirados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca
Virtual em Saúde (BVS), e PUBMED, no período 2017-2022 em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Foram encontrados 845 artigos, destes foram utilizados 27, pois atenderam aos critérios de inclusão do estudo. O ano que mais publicou foi o ano de 2022 e o ano que teve menor índice de publicação foi 2016. Através da análise dos dados observou-se que alguns fatores de risco, como: Ambiente
conflituoso, desestrutura familiar e Predisposição Genética, sendo de grande influência para que a criança fique susceptível a desenvolver tais transtornos. Com isso concluímos a importância da implementação da musicoterapia perante tais
sofrimentos psíquicos ansiosos e depressivos infanto-juvenis, visando menos reações medicamentosas e maior desenvolvimento cognitivo e social da criança, como também a melhor qualidade de vida da mesma.