Atitudes significativas em prol da inclusão do aluno com dislexia

Autores

  • Lívia Simões De Carvalho Pinheiro Centro Universitário Alfredo Nasser, UNIFAN, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil
  • Solange Lima Loiola Centro Universitário Alfredo Nasser, UNIFAN, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil
  • Maria Robéria Pinheiro da Silva Centro Universitário Alfredo Nasser, UNIFAN, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil
  • Andreia de Castro Silva Centro Universitário Alfredo Nasser, UNIFAN, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil
  • Terezinha Arquino de Almeida Souza Centro Universitário Alfredo Nasser, UNIFAN, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil
  • Aroldo Vieira de Moraes Filho Centro Universitário Alfredo Nasser, UNIFAN, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil

Resumo

Este estudo constitui-se como contributo para o conhecimento sobre a percepção que os professores têm em relação à inclusão e à dislexia e para reflexão sobre as estratégias pedagógicas adotadas no contexto de escola inclusiva. A presente pesquisa tem como objetivo enfatizar o que é dislexia, quais os principais critérios que devem ser observados no momento do diagnóstico da dislexia, a 
necessidade do diagnóstico precoce como forma de prevenir o fracasso escolar dos alunos que apresentam o transtorno e a importância do fazer pedagógico para a inclusão dos alunos disléxicos. A metodologia constitui-se de revisão bibliográfica importante para o conhecimento crítico sobre esse assunto, além de propor atitudes necessárias para a inclusão destes alunos. Dessa forma, aponta-se a importância de se desenvolver estratégias e intervenções pedagógicas pensadas de forma singular, as quais acompanham o ritmo e a modalidade de aprendizagem dos estudantes contribuindo para a construção de novos conhecimentos em ambiente escolar.

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Publicado

2024-07-02

Edição

Seção

Artigos